PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem
Card na cor rosa e contorno preto.
Na parte superior no lado esquerdo tem um desenho de uma criança usuária de implante coclear.
No lado direito há titulo:
25 de fevereiro
DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR
E logo abaixo segue texto:
Esta data foi escolhida por ser o dia da realizaçãodo primeiro implante coclear no mundo
e tem como objetivo aumentar o acesso
e a conscientização dos pacientes que se beneficiariam com essas próteses auditivas.
Na parte inferior do card, no lado direito, há o logo do site Síndrome de Usher Brasil.
#fimdadescricao
25 de fevereiro
DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR
Todos os anos, o Dia Internacional do Implante Coclear é comemorado no dia 25 de fevereiro, data do primeiro implante coclear no mundo que foi realizado pelo cirurgião francês Charles Eyries em cooperação com o biofísico Andre Djourno em 1957, portanto este ano completa 65º aniversário.
Embora esses estudos tenham sido abandonados quase no início, daí para frente a tecnologia do implante coclear (IC) progrediu muito ao redor do mundo e é considerado uns dos grandes avanços da medicina moderna.
O que é implante coclear?
O IC é um dispositivo eletrônico implantado cirurgicamente que fornece uma sensação de som a uma pessoa com perda auditiva severa ou profunda. Não cura a surdez, mas é um substituto protético que estimula diretamente a cóclea. Para saber mais detalhes sobre essa prótese, acesse esse link.
Aparelhos auditivos ou implantes cocleares?
A maioria dos pacientes com perda auditiva, inclusive severa, se beneficia com o uso de aparelhos auditivos (AASI). Nos casos de perda auditiva total ou profunda, o AASI torna-se incapaz de fornecer informações acústicas adequadas e, portanto, o implante coclear pode ser indicado, na qual produz os melhores resultados na reabilitação.
A importância da conscientização
A perda auditiva pode ser traumática e cada um tem reações diferentes para lidar com a surdez. Para muitos, pode resultar em problemas sociais, psicológicos e físicos. Os aparelhos auditivos tem sido uma forma eficaz de restaurar a audição, embora, em alguns casos, não são capazes de fornecer benefícios adequados para pessoas com surdez profunda e portanto, o implante coclear pode ajudar. Com um IC, muitos pacientes, mesmo sendo neurossensorial severo, foram capazes de reverter a perda auditiva demonstrando ter melhorias significativas na qualidade de vida.
Entender a tecnologia dos ICs e divulgar mais sobre os critérios para pessoas com deficiência auditiva profunda serem candidatos a este procedimento é crucial para aumentar o acesso e a conscientização dos pacientes que se beneficiariam com essas próteses.
Apesar do pouco conhecimento associado à acessibilidade, o implante coclear está se tornando cada vez mais popular e os principais indicadores preveem um aumento de cirurgias nos próximos anos.
Siga nossas redes sociais!