PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem
Card com fundo azul e com contorno na cor preta.
Na parte superior no lado esquerdo há um desenho de uma mulher com uma mão ao lado da orelha para escutar.
No lado direito há título:
3 de março
DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO
Abaixo, subtítulo: Cuidado com o ouvido e audição para todos! Vamos torná-lo realidade.
Tema da OMS para 2023
Segue texto:
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos de idade. No Brasil, a surdez é uma das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões (incluindo pessoas com síndrome de Usher) e de acordo com o IBGE, a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.
Na parte inferior, no lado direito tem o logo da Síndrome de Usher Brasil.
#fimdadescrição
03 de março
DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO
No dia 03 de março, todos os anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove em todo o mundo, os cuidados auditivos e a conscientização sobre como prevenir a surdez. E para celebrar esse dia, a OMS divulgou o tema desse ano 2023: “Cuidado com o ouvido e audição para todos! Vamos torná-lo realidade.” (Ear and hearing care for all! Let’s make it a reality).
Este tema será para enfatizar a importância para manter uma boa audição ao longo da vida com base nas recomendações de seu Relatório Mundial sobre Audição.
Segundo a OMS cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos de idade.
No Brasil, a surdez é uma das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões e de acordo com o IBGE, a cada mil recém-nascidos, 3 já nascem com perda auditiva.
Prevenção da surdez
Nós podemos prevenir a perda auditiva de diversas maneiras como:
-
Exames pré-natais na gestante pode evitar surdez na criança;
-
Exames preventivos da audição como o teste da orelhinha, devem ser feitos em recém-nascidos, porque quanto mais cedo for percebida a deficiência auditiva, mais fácil será a abordagem terapêutica;
-
Vacinação da criança para impedir que tenha contato com doenças que deixem sequelas como a surdez;
-
Evitar a exposição a ruídos intensos e se for realmente necessário, usar fones ou tampões de ouvido.
Ao constatar a perda auditiva...
A busca da causa da surdez inicia com os exames de audiometria e caso o diagnóstico comprovar diminuição da audição, o otorrinolaringologista encaminhará o paciente para um fonoaudiólogo para orientar o uso de aparelhos auditivos (AASI) que funcionam como amplificadores do som que permite ao paciente o retorno de sua qualidade de vida com re-inclusão social.
Na criança com surdez congênita, o diagnóstico deve ser precoce para que o uso da prótese auditiva seja o mais rápido possível e para que a criança não tenha déficit de linguagem e aprendizado.
Para ter mais informações sobre a audição acesse esses links:
CUIDADO COM APARELHOS AUDITIVOS
Fonte
Siga nossas redes sociais!