PORTAL VOLTADO PARA PESSOAS
COM SÍNDROME DE USHER
E A SEUS FAMILIARES, PROFISSIONAIS E AMIGOS
#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem
Card com contorno na cor preta e com fundo branco.
Na parte superior no lado esquerdo há título:
26 de setembro
DIA NACIONAL DO SURDO
No lado direito há uma imagem de um menino com uma mão ao lado da orelha para escutar.
Abaixo segue texto:
A escolha desta data foi devido ao dia da criação da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, hoje INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Data comemorada por várias lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil.
Na parte inferior, no lado direito tem o logo da Síndrome de Usher Brasil.
#fimdadescrição
26 de setembro
DIA NACIONAL DO SURDO
Origem da data
O início da luta brasileira pela educação dos surdos começou com o conde e professor francês Eduard Huet que veio ao Brasil a convite de Dom Pedro II para fundar a primeira escola para surdos no país.
A missão do Huet era ensinar uma metodologia já adotada na França (língua de sinais francesa), grande parte da Europa e de várias regiões do Brasil para a educação dessas pessoas.
A escola, com sede no Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 26 de setembro em 1857 e nessa época era chamada de “Instituto de Surdos-Mudos”. O órgão funciona até hoje e se agora é chamado de “Instituto Nacional de Educação de Surdos”– INES. Essa data, portanto, por meio do decreto de lei nº 11.796/2008, foi oficializada como dia Nacional do Surdo.
O que é surdez?
Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) 13.146/2015, desenvolvida com base na Convenção da ONU sobre os Direitos das pessoas com Deficiência, a surdez ou deficiência auditiva é a diminuição parcial ou total da audição e que pode ocorrer em apenas um ouvido ou nos dois. A dificuldade se manifesta com diferentes graus, desde perdas auditivas mais leves até a surdez profunda, total, e ela pode ser oralizada (que se comunica pela fala) ou sinalizada (que se comunica por Língua de Sinais).
Aqui no Brasil, quantas pessoas tem perda auditiva?
No Brasil, a surdez é umas das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões, de acordo com o IBGE, e a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva.
Portanto...
A data tem como objetivo de chamar a atenção do público em geral e de autoridades sobre a necessidade de promover os direitos dos surdos sejam oralizados ou sinalizados, incluindo educação, saúde, acesso a informações e serviços e uso de línguas de sinais (Libras). O dia também tem como foco conscientizar sobre a intervenção precoce da surdez, divulgar sobre os benefícios da nova tecnologia como aparelhos auditivos ou implantes cocleares e com isto, incentivar a inclusão social.
Para ter mais informações sobre a surdez acesse esses links:
Siga nossas redes sociais!